sábado, 5 de abril de 2008

Cansamo-nos de pensar

"Cansamo-nos de tudo, excepto de compreender. O sentido da frase é por vezes difícil de atingir. Cansamo-nos de pensar para chegar a uma conclusão, porque quanto mais se pensa, mais se analisa, mais se distingue, menos se chega a uma conclusão. Caímos então naquele estado de inércia em que o mais que queremos é compreender bem o que é exposto - uma atitude estética, pois que queremos compreender sem nos interessar, sem que nos importe que o compreendido seja ou não verdadeiro, sem que vejamos mais no que compreendemos senão a forma exacta como foi exposto, a posição de beleza racional que tem para nós. Cansamo-nos de pensar, de ter opiniões nossas, de querer pensar para agir. Não nos cansamos, porém, de ter, ainda que transitoriamente, as opiniões alheias, para o único fim de sentir o seu influxo e não seguir o seu impulso. "
Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'
Canso-me de pensar, encosto a cabeça à ombreira e fecho os olhos. Consigo ouvir o tic-tac do relógio de pulso, mas abstraio-me...já não importa que o tempo passe, já não me aflige que me obrigue a apressar-me. Deixo-o correr e adormeço para lhe fazer frente, desarmada, é verdade...mas, convicta de que continuo aqui, não fui hipnotizada por uma série de intempéries debilitantes. Agora quero assim, amanhã logo se vê.

2 comentários:

Luisa Oliveira disse...

Adoro-te.

Anónimo disse...

Adorei, tempo passa, rápido e deleitoso com a sua pressa, passa sem parar, sem esperar, sem dizer nada a ninguem ... será que passas tu tambem ? <3