quinta-feira, 11 de setembro de 2008

are you going on your way ?

A vida - coisa tão (des)complexa.

Hoje, depois de mais um serãozinho de sofá passado na companhia da grande fox life(amiguinha dos serões "faire rien"), a ver "amor no Alasca", dei de mim a meditar as frases finais da anne heche, mais uma das divagações estupidificadas do mundo feminino, sempre o amor, sempre as emoções, sempre os sentimentos, sempre os desgraçados dos sentimentos e as relações subsequentes. Bem, não fugindo ao cerne do assunto, estava exactamente a referir-me à vida (era esse o tema em aberto).

- A vida é feita de escolhas e opções, depois existe o caminho, aquele que se percorre sem destino, porque destino só há um, aquele que todos temos em comum e que chega quando menos se espera. O que nos torna especiais e nos diferencia do "todo" é o caminho, esse sim, construído de vontades, de forças e coragem, de tomar ou não partido de um sim e de um não, de agir ou não agir, de fazer ou não fazer, de avançar ou estagnar. Esse caminho, que cresce connosco é sem dúvida, o que nos faz crescer.

Apercebe mo-nos com o tempo, de que ao fazermos escolhas estamos a condicionar, a cortar caminho, a estreitar a passagem, a afunilar, isto porque, inevitavelmente, estamos a anular tudo aquilo que não escolhemos e por isso mesmo vivemos a nossa vida, a que existiu e dependeu de nós e não a que deitamos fora, a que expulsámos, porque quisemos ou porque teve de ser.

Há dias em que pensamos no que teria sido se tivéssemos escolhido a outra via, será que teríamos sido mais felizes....pessoas melhores...teríamos tido outras oportunidades? Mas é inútil fazermos suposições do que poderia ou não ter sido ou acontecido, porque faz simplesmente parte de um passado que nunca aconteceu.


Dei comigo a pensar nas escolhas que tenho feito, nos erros que cometi, nas oportunidades que me vieram parar às mãos e nas que resgatei com destreza e perícia. Nos momentos vividos com quem me fez e faz feliz e naqueles menos bons, que também me ensinaram alguma coisa e me deram defesas. Hoje sinto-me tão mais imune, tão mais cheia de confiança e com o espírito definitivamente livre...deitei fora o que achei que não valia a pena e não me arrependi, muito pelo contrário. Hoje tenho o que me faz falta e por isso sei a verdade e sou feliz.


Em todas as nossas escolha, tanto para o bem como para o mal, o que nunca pode falhar é o carisma, a personalidade, isso sim, é o que nos distingue dos demais, é o que nos faz dignos da NOSSA VIDA, seres independentes e demarcados, que sabem pisar o território que lhes pertence. Nunca devemos andar por caminhos previamente traçados, pois esses só conduzem a onde outros já chegaram.


Are you going on your way ?

5 comentários:

spritof disse...

e se chegaram com sucesso?...não deverão ser repisados esses caminhos?

(desafio à tua teoria, quiçá prática)

Raquel Costa disse...

spritof- um desafio com lógica :)

A questão não se prende com o facto de o fazermos ou não, mas sim na forma como o fazemos.
Sem dúvida, que caminhos com sucesso servem de paradigma, mas a escolha e a forma como a aplicamos é que define o nosso sucesso, que não será, necessariamente, o sucesso dos outros.

(no meu ponto de vista, claro)

Anónimo disse...

e será que qeremos chegar onde já outrora chegamos ? msm com sucesso? porque nao tentar alcançar outros caminhos e outras vitórias ? algo que nos faça aprender. e mesmo naqeles em q não tivems sucesso ou destreza para conseguir algo melhor é sempre bom caminhar outra x e talvez corrigir, ou tentar que nesto novo caminho não se faça os mesmos disparates que nos ajudaram a perfeiçoar o caminho, talvez o karma entre aí, é de certeza uma forma de nos redimirmos. amo-te

paula maria disse...

A vida a vida --'
Havera coisa mais complexa ?
Bom fds Raquel : )

_+*Ælitis*+_ disse...

Sinto que hoje sou finalmente o que queria ser: I am on MY way :)

E gosto muito dessa serie mas ja acabou nos USA :(

Beijo meu ♥,

A Elite